Palavras Que Curam

Palavras que curam em 2 abordagens terapêuticas

Palavras que curam em 2 abordagens terapêuticas

Existem palavras que curam e existem palavras que adoecem.

Palavras que curam carregam verdade e libertam mentes e espíritos.

O tema é muito amplo e maravilhoso.

Vou procurar ser o mais conciso nesse tema e focalizar o poder das palavras dentro de alguns recursos que eu utilizo na minha prática terapêutica.

Se você quiser baixar esse artigo em PDF, clique aqui

Vou compartilhar esse tema dentro da prática das Constelações Familiares, da prática do EFT.

Essa semana eu gravei um vídeo curto focalizando sobre esse assunto. Para assisti-lo, clique aqui

Principais tópicos desse artigo (clique na seta ao lado para abrir o menu)

Palavras que curam na prática das Constelações Familiares

Nas Constelações Familiares dizemos que existe a palavra que amarra e a palavra que desamarra

Em muitos casos, as imagens da constelação familiar falam por si mesmas. E não há a necessidade de interpretação.

Mesmo que algumas imagens pareçam ambíguas para os espectadores, elas tem o poder de trazer clareza ao cliente, pois sua alma as reconhece, mesmo que de modo inconsciente, pela sua participação no sistema familiar.

Entretanto, frequentemente as constelações recebem mais consistência e sua qualidade libertadora através de palavras.

A imagem nos permite uma percepção direta dos fenômenos e perceber contextos. As frases oferecem afirmação e potência ao processo.

Alguns movimentos dos representantes só se tornam claros por meio de breves descrições.

E alguns movimentos da alma só recebem sua direção e sua dinâmica através de frases chaves.

Numa Constelação, a representante de uma cliente apontou para o representante de seu pai e disse, com toda a convicção: “Esse não é o meu pai”. O que mais tarde, revelou-se ser verdade.

Em outra, o representante do pai de um certo cliente, quando confrontado com um representante de um fato que ocorreu durante uma fuga, exclamou de repente: “Tenho que fuzilar você para poder chegar em casa”.

Sem as frases, algumas constelações não revelariam acontecimentos essenciais nas famílias.

Essa é apenas uma das funções das palavras nas constelações.

Palavras Que Curam

O que vincula e o que libera

Palavras servem para expressar o que cria vínculos e o que nos libera deles nas famílias.

Pede-se aos representantes ou ao cliente que expressem, geralmente por frases formuladas pelo terapeuta, o que os amarra ao destino de outros ou os ajuda a desprender-se desse vínculo.

Para que tenham bons resultados, as frases precisam nascer do processo da própria constelação e serem sentidas pelos representantes como verdadeiras e libertadoras.

Elas surgem naturalmente ao terapeuta e também aos representantes, quando o que acontece na constelação é sustentado pela alma do sistema do cliente.

As frases que vinculam servem para revelar e para trazer clareza ao que cria vínculos com o destino.

Por exemplo:

  • “Mamãe, vou seguir a sua irmã na morte, para que você possa ficar com o papai”.
  • “Querido vovô, você perdeu tudo, eu também não vou guardar nada, para ficar perto de você e para que você não fique sozinho quando for condenado pela família”

Frases que vinculam mobilizam muito o cliente porque expressam o que ele ou ela sempre sentiu ou pressentiu em relação à sua própria vida.

Essas palavras colocam no contexto os emaranhamentos do sistema. Tornam-se palavras que curam ao trazer clareza para algo que sempre esteve ali.

As Frases de Solução

Elas honram o destino das pessoas ligados pelo amor, e levam em conta a sua dor e o seu amor.

Elas deixam o destino alheio nas mãos daqueles devem carrega-lo e provavelmente já o carregam há muito tempo.

As frases de solução direcionam a ligação ao destino do outro para que se volte para o domínio aberto da vida.

Exemplos:

  • o terapeuta faz com que a filha, por exemplo, diga à noiva abandonada pelo pai: “Eu vejo a sua raiva e conheço essa raiva. Vejo atrás dela a sua dor e conheço essa dor. Retomei, da minha maneira, uma parte de sua vida. Por favor, seja bondosa se agora eu me afasto de você, se deixo com você e o papai o que não resolveram, e fico perto da minha mãe. Foi uma benção para mim que o papai tenha se casado com minha mãe e não com você. Seja amável com minha vida, mesmo eu não sendo a sua filha”

Geralmente são frases bem mais curtas, por exemplo, numa frase dita a um irmão que não nasceu ou que morreu prematuramente:

  • “você faz parte da família, como eu”

Essas frases só fazem efeito no confronto com a pessoa a quem se está vinculado. O conflito, a fala e a ligação de amor devem ser expressos de uma forma concisa, mencionando o que é essencial na relação.

As frases que expressam o vínculo e as frases de solução tocam o centro do trabalho das constelações: as “ordens do amor”.

A escolha sobre quantas e quais palavras são necessárias cabe à arte do terapeuta.

Palavras que curam na prática de EFT

EFT é uma prática muito simples e muito poderosa.

Eu levei alguns anos estudando as suas minúcias para que essa técnica seja muito eficiente e tenha resultados duradouros.

Como uma linha geral, nós direcionamos a atenção para o problema – uma emoção negativa, um estado mental negativo, uma sensação desconfortável, etc. – e estimulamos alguns meridianos utilizados na medicina chinesa.

Ao focalizar a atenção no problema, nós formulamos através de palavras o que acontece no campo mental, emocional ou físico.

Essa formulação pode ser simples e direta, como o reconhecimento de que se está com raiva, por exemplo.

A formulação que permite a liberação portanto, é um reconhecimento do que acontece mais a aceitação da existência desse fenômeno.

Numa formulação básica, poderia ser dito assim:

“Apesar dessa raiva que eu estou sentindo, eu me aceito profundamente”.

Então nós temos:

  • O reconhecimento do estado em que nos encontramos
  • A aceitação disso
  • O estímulo dos meridianos enquanto focalizamos a atenção no estado em que nos encontramos

A técnica vai liberando os estados mentais e emocionais que não são necessários, e é frequente que alguns insights ocorram durante o processo.

Á medida que o trabalho aprofunda, é parte da arte do terapeuta ir fazendo perguntas que levantem mais material resistido ou inconsciente para que possa ser liberado durante a sessão.

As palavras que curam nessa técnica, são direcionadas para o reconhecimento do que cria sofrimento e que já existe na psique.

À medida que avançamos no emprego da técnica, vamos tomando consciência de vários aspectos que existem na nossa própria mente e nas nossas emoções.

Ao direcionarmos EFT adequadamente para os nossos conflitos internos, eles vão perdendo poder sobre nós e passamos a vê-los com distanciamento.

Conclusão

Como eu escrevi no início do artigo, palavras que curam é um tema muito amplo.

Eu compartilhei nesse artigo, a sua utilização em duas abordagens terapêuticas que fazem parte do meu trabalho mas o tema pode ser desenvolvido muito mais do que eu compartilhei aqui.

Palavras que curam também são presentes nas gentilezas sinceras, na expressão da gratidão, nas orações com um bem querer genuíno por outras pessoas.

Palavras fazem parte da nossa descrição pessoal do mundo.

Seja consciente do que você pensa e do que você fala e saiba que seus pensamentos, sentimentos e palavras são como uma varinha de condão através da qual você cria a sua realidade.

Não é sobre “se vigiar para fazer certo”. É sobre ter consciência do que você carrega e do seu poder de criar uma vida melhor e mais saudável para você mesmo(a).

Desejo tudo de melhor na sua vida. Até a próxima!

Scroll to Top