Os 4 Elementos da Astrologia: os blocos básicos da construção da sua vida
Os 4 elementos da astrologia são os mesmos elementos presentes em TODA a vida: água, terra, fogo e ar.
Todo organismo existe de acordo com a distribuição desses 4 elementos.
A sua psique, mesmo não sendo visível, também existe em acordo com os 4 elementos, conforme distribuídos no momento do seu nascimento – presentes no seu mapa natal.
A sua psique é tão real quanto o seu corpo e dia após dia, ano após ano, você experimenta o impacto das forças psíquicas nas suas motivações e escolhas.
Reconhecer a atuação dos 4 elementos da astrologia em você e na sua vida é simples: você só precisa ser honesto(a) com você mesmo(a).
Astrologia é um sistema para trazer clareza e facilitar a sua vida, para dissipar confusões e se movimentar com potência pela sua vida.
Nesse artigo, eu apresento uma visão geral de cada um dos 4 elementos da astrologia, com indicações das inclinações e interesses naturais de cada um dos elementos.
Tópicos desse artigo
A linguagem da Energia
Algumas técnicas da psicoterapia, como a Bioenergética, que se desenvolveu a partir do trabalho pioneiro de Wilhem Reich no século passado, atuam com ênfase na importância do fluxo de energia no organismo como indicador de saúde.
A astrologia é uma linguagem da energia e os 4 elementos da astrologia estão na base dessa construção energética presente no seu corpo, na sua mente e emoções.
O mapa natal e a distribuição dos 4 elementos da astrologia dão pistas muito certeiras da organização da energia no organismo e psique de cada pessoa.
O motivo porque o horóscopo natal é traçado no momento da primeira respiração, é que é no momento da primeira respiração que o recém nascido começa a trocar energia com o universo, independente da sua mãe.
Nesse momento, a criança inicia o seu próprio ritmo de vida. Essa é a sintonia inicial e pessoal com as energias do cosmos.
Os 4 Elementos da astrologia em 3 Modalidades Vibratórias
Da combinação dos 4 elementos com as 3 modalidades surgem os 12 signos zodiacais*.
Cada um dos 4 Elementos – Terra, Água, Fogo e Ar – se manifesta em 3 modalidades vibratórias:
Cardeal – representa uma força centrífuga irradiante e relacionada com uma ação numa direção definida.
Os 4 signos cadeais são Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.
Fixa – representa a energia centrípeta, isto é, irradiada para dentro, na direção de um centro. É relacionada com grandes poderes de perseverança.
Os 4 signos fixos são: Touro, Leão, Escorpião e Aquário.
Mutável – relacionada com o princípio da mudança constante e podem ser concebidos com padrões de energia em espiral.
Os 4 signos mutáveis são: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.
Os 12 signos são símbolos dos princípios formativos universais e que são idênticos aos princípios dos arquétipos apresentados por Jung.
*Se você quiser, ler sobre qualquer um dos 12 signos, vá para a página inicial do Blog. Eu escrevi um artigo para cada um dos signos.
Equilíbrio e Desequilíbrio
Quando você tem muito de alguma qualidade, você não precisa dessa qualidade ainda mais. Ela já está em você!
E quando falta uma qualidade, você procura absorver o que está faltando através de experiências de vida e através de relacionamentos.
Os elementos podem ser usados para reconhecer o que cada pessoa já tem, em termos de qualidades internas, e o que sente que está faltando, e que portanto, buscará pela vida.
Quando nós estabelecemos relacionamentos, com frequência nós nos atraímos por pessoas que compensam ou completam o que nos falta.
Os elementos que faltam em você, simbolizam as qualidades que você tenta desenvolver através das dificuldades da sua vida.
Como você (e todo mundo) busca plenitude – mesmo que a busca não seja consciente – você busca experiências que não são inatas em você através do que você procura no mundo e nos relacionamentos.
No trabalho consciente sobre si mesmo(a) como uma terapia, você olha para essas faltas e inicia o processo de integração.
Apresentarei a seguir os 4 elementos da astrologia de acordo com a sequência zodiacal:
Fogo > Terra > Ar > Água
Segue o primeiro dos 4 elementos da astrologia:
O Elemento Fogo
O elemento Fogo expressa o princípio vital, energizante e irradiante que pode se manifestar como entusiasmo, fé, impulso de autoexpressão, coragem e idealismo.
A função do elemento fogo é a autoafirmação e manifestação ativa.
É positivo, energético, vigoroso e agressivo, inclinado ao otimismo, fé, espontaneidade. É uma energia excitável e entusiástica.
Encontra-se nos esportes, nas aventuras, na prontidão para a novidade.
Requer uma grande dose de liberdade para poder se expressar de forma natural.
O elemento fogo está relacionado com o corpo etérico ou vital, que atua como um transformador das energias do ar e da água para ajudar a sustentar as funções do corpo físico.
O corpo vital está diretamente relacionado com o corpo físico.
Jung relacionava o elemento fogo com o núcleo dinâmico da energia psíquica, que é inspirada e automotivada e flui espontanemente.
Pouco Fogo
Pessoas com pouco elemento fogo no seu mapa, como não reconhecem a energia automotivada em si, procuram por ela através de muita atenção nos relacionamentos íntimos.
Às vezes a demanda por atenção é tanta, que é humanamente impossível atender.
Pessoas com pouco elemento fogo precisam ser reconhecidas pelo que elas fazem nas suas carreiras profissionais. Essa é uma forma mais produtiva para elas estabelecerem bons relacionamentos.
Muito Fogo
Pessoas com 5 ou mais planetas em Fogo algumas vezes se expressam com falta de controle e de sensibilidade com os outros.
Avançam com afobação e pressa e mesmo sem intenção, atropelam e magoam os sentimentos das outras pessoas.
Em outos casos, essas pessoas são (pasme) frequentemente tímidas.
Isso porque muito fogo parece se expressar da forma oposta.
Essas pessoas são abertas e idealisticas só com as pessoas que elas conhecem bem.
Muito fogo num mapa pode causar problemas nos relacionamentos porque elas não comunicam as suas necessidades abertamente.
Como são muito intuitivas, elas sem saber, praticamente esperam que as pessoas ínitmas “leiam” as suas mentes.
Seguimos agora com o 2º dos 4 elementos da astrologia.
O Elemento Terra
O elemento terra é relacionado ao mundo material e as capacidades práticas de melhorar a vida no mundo material.
Representa a aplicação dos esforços bem direcionados para fins materiais. É o campo do artesão, do construtor, do cientista prático.
O elemento terra simboliza o corpo físico e a afinidade com o mundo das formas física e materiais.
O senso de segurança vem do elemento terra.
A quantidade de planetas nos signo de Terra (Touro, Virgem, Capricórnio) indicam quanta segurança material você carrega e o quão determinado(a) você é.
Numa afinação saudável com o elemento terra, a pessoa está em contato com os sentidos físicos e com a realidade aqui e agora do mundo material.
Nesse elemento, as pessoas tendem a confiar mais nos seus sentidos e raciocínio prático do que nas inspirações, teorias ou sentimentos dos outros elementos.
O entendimento inato a respeito do mundo material dá mais paciência e autodisciplina às pessoas com ênfase no elemento terra.
Pouca Terra
Pessoas com nenhum ou 1 planeta em signo de Terra não são naturalmente seguras.
Essas são pessoas que tendem a permanecer em relacionamentos insatisfatórios por causa da sua necessidade de segurança.
Muita Terra
Pessoas com 5 ou mais planetas em signos de Terra tendem a ser rígidas, teimosas ou até ríspidas.
Elas tendem a limitar a sua imaginação por confiarem demais nas coisas como são (ou como a realidade lhes parece ser).
Isso pode levar a uma limitação da habilidade para conceitos teóricos ou mais abstratos que a concretude que lhes é familiar.
Segurança financeira não é uma questão para elas, então elas muitas vezes não são diplomáticas no trato com as outras.
São pessoas autossuficientes e em relacionamentos podem ser muito categóricas.
Agora vamos para o 3º dos 4 elementos da astrologia: o elemento Ar.
O Elemento Ar
O elemento ar é relacionado com a percepção e expressão da mente.
É o elemento mais sociável de todos os outros.
A respiração é associada a esse elemento.
E da mesma forma que independentemente do raça, gênero, posição social, nós respiramos o mesmo ar, o elemento ar reconhece objetivamente os pensamentos das outras pessoas.
O elemento ar é relacionado com o corpo mental ou “causal” e representa um tipo de consciência sintonizada com os padrões de pensamento.
É intelectual, refinado e interessado na comunicação.
Pouco elemento Ar
Pessoas com 0 ou 1 planeta em signos de Ar (Gêmeos, Libra, Aquário) tem dificuldades com o pensamento abstrato e tendem a repetir o que escutam indiscriminadamente.
Como o elemento ar é associado ao intelecto, essas pessoas buscam o que elas acreditam como referências “seguras” (segundo o seu conceito do que é seguro).
Algumas tornam-se conservadoras e moralistas porque nesses meios, ideias diferentes do que é convencional são prontamente descartadas e combatidas.
Muito elemento Ar
Em excesso o elemento ar pode se divorciar da realidade prática.
Pode valorizar muito a competência intelectual mas frequentemente carecem de emoções profundas e da aceitação das limitações do corpo físico.
Pessoas com 5 ou mais planetas em signos de Ar tendem a precisam mudar constantemente.
Elas são interessadas em aprender conversando e escutando.
E finalmente, o último dos 4 elementos da astrologia:
O Elemento Água
É o princípio suavizante e curativo da sensibilidade, da resposta emocional e da empatia com os outros.
O elemento água é a base da vida. Basta lembrar que antes de cada um de nós nascer, nós ficamos 9 meses num ambiente líquido.
São as memórias, os afetos e o nosso compartilhar mais instintivo: antes de qualquer coisa nós somos mamíferos!
O elemento água se manifesta no instinto de proteção, na empatia, nos afetos, nas memórias da infância e nos registros que não lembramos conscientemente.
E também na timidez, nas suspeitas, desconfianças e medos.
O elemento água está relacionado com o corpo emocional ou astral, uma consciência dominada por anseios intensos, reações emocionais e sentimentais e desejos intensos.
O número de planetas nos signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes) indicam os sentimentos naturais, intuição e habilidades psíquicas.
Pouca Água
A falta de água leva a pessoa na procura por emoções, sentimentos e desenvolvimento das habilidades intuitivas.
Pessoas com nenhum ou apenas 1 planeta em signo de água no seu mapa, tende a extrair o máximo possível de cada experiência emocional.
Essas pessoas se atiram em situações emocionais – seja ela boa ou ruim – para que possam sentir.
Elas geralmente são conhecidas por serem muito reativas.
Muita Água
Pessoas com cinco ou mais planetas em signos de água são tão sensíveis e emotivas que tendem a se fechar porquem temem envolvimentos emocionais intensos.
Num nível mais profundo, elas são tão tremendamente sensíveis e frequentemente são naturalmente inclinadas ao desenvolvimento espiritual ou ocultismo.
Classificação dos Elementos
Os elementos são tradicionalmente divididos em 2 grupos
Fogo e Ar
Terra e Água
Fogo e Ar são mais ativos enquanto Terra e Água são mais receptivos.
É a mesma classificação da divisão básica da filosofia chinesa sendo:
Yin (Água e Terra) e
Yang (Fogo e Ar)
E essa divisão é também idêntica à concepção grega das duas expressões de energia:
- Ativa e Consciente, que os gregos chamavam de Apolônia (Fogo e Ar) e
- Forças que se manifestam de modo mais inconsciente e instintivo (Terra e Água), que os gregos chamavam de Dionísia.
Jung, seguindo os mesmos princípios, nos seus estudos psicológicos, dividiu em dois grandes tipos:
Extrovertidos e Introvertidos
Jung usou muito a astrologia.
Certa vez , numa carta para o professor B.V. Raman, em 06/09/1947 ele escreveu:
Como sou um psicólogo, estou principalmente interessado na luz particular que o horóscopo derrama sobre certas complicações existentes no caráter. Nos casos de diagnóstico psicológico difícil, eu normalmente providencio um horóscopo para poder ter um ponto de vista partindo de um ângulo inteiramente diferente. E digo que muitas e muitas vezes descobri que os dados astrológicos elucidam certos pontos que de outro modo eu não teria sido capaz de entender.
Carl Gustav Jung
Concluindo
Nos atendimentos com os meus clientes de terapia, eu desenvolvi o hábito de acompanhar o processo dos desafios e desenvolvimento de cada cliente utilizando as indicações astrológicas.
Os desafios pessoais são muitos e alguns dos desafios mais presistentes residem na
- repetição cega do condicionamento aprendido,
- no desequilíbrio dos 4 elementos da astrologia e
- na falta de conhecimento e prática de recursos para lidar com as condições da mente, do corpo, das emoções e do espírito.
Para atendimentos e cursos, entre em contato.
Tudo de melhor na sua vida.
Um abraço,
Jay